quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018


Olho para aquele casal. Duas mulheres, jovens. 
As duas são surdas, ou mudas. Tento fazer o inventário dos gestos e das variáveis. Observo como as mãos cortam, viram, indicam, batem e como os dedos tocam piano no ar ou num punho, numa testa ou nariz. Uma conta e a outra concorda. Elas não olham para as mãos mas para a linha do horizonte que une os dois olhares porque não basta olhar. A condição sine qua non deste diálogo é nunca parar de ver. 

4 comentários:

  1. Proposta de reflexão interessante, esta.
    Não há diálogo sem que cada um dos intervenientes, fale consigo e oiça o outro, numa quase simultaneidade.
    Lembrei-me de cortinas. Tolices minhas :)
    Está sol, Janela Indiscreta. Que lhe acerte !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que faz falta a muita gente Vai... dialogar, falar, explicar, comunicar.
      Pode sempre explicar a sua tolice :)
      Já acertou Vai, já acertou.
      Boa tarde para si :)

      Eliminar
  2. Criada pela Associação de Surdos do Porto, a Escola Virtual de língua gestual portuguesa é um projecto que ajuda a derrubar barreiras na comunicação entre surdos e ouvintes. O registo e utilização são gratuitos e, além de uma aprendizagem teórica sobre o tema (acompanhada de pequenos testes onde se vai verificando o conhecimento adquirido), é possível aprender alguns gestos. Obrigatório para quem quer saber mais sobre esta comunidade e aprender uma nova língua: diz quem sabe que, como qualquer outra língua, é tudo uma questão de prática.

    Olá JI:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre quis aprender linguagem gestual e nunca pus em prática esse desejo. Alguma preguiça e falta de tempo à mistura. Obrigada pela informação Legionário. É muito útil
      :)
      Boa tarde

      Eliminar